Laboratório de Inovação Financeira lança publicação para estimular emissões de títulos no mercado alinhadas ao desenvolvimento sustentável

Iniciativa, com colaboração da CVM, analisa e orienta sobre atratividade dos títulos de dívida para emissores e investidores.

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB), iniciativa que conta com atuação da CVM, disponibilizou nova publicação em seu site: Títulos ODS – Comprometimento com o Desenvolvimento Sustentável.

O material foi elaborado pela equipe do Grupo de Trabalho (GT) Instrumentos Financeiros e Investimento de Impactos e tem como objetivo estimular o interesse de emissores e investidores em títulos de dívida alinhados aos

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pavimentando o caminho para as primeiras emissões baseadas em Títulos ODS no Brasil.


Conteúdo da publicação

Veja os assuntos abordados no material:

  • Indicação dos ODS
  • Instrumentos para financiar os ODS
  • Emissões de dívida alinhadas ao desenvolvimento sustentável
  • Estatísticas do volume de emissões
  • Princípios da ICMA* (International Capital Markets Association) aplicados aos Títulos ODS
  • Atratividade dos Títulos ODS para investidores e emissores
  • Exemplos de cinco frameworks estabelecidos para Títulos ODS (HSBC; BBVA; FMO; Telefonica; e Bancoldex)
  • Desenvolvimento de Títulos ODS no Brasil* A ICMA é uma organização autorregulada formada por participantes do mercado de capitais. Para mais informações, acesse: https://www.icmagroup.org/green-social-and-sustainability-bonds/ (link para site externo)

.

Acesse a publicação! (link para site externo)

Sobre o LAB

Fórum de interação multissetorial criado pela CVM, Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo, ainda, parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. A iniciativa reúne representantes do governo e da sociedade para promover as finanças sustentáveis no país.

O LAB busca promover soluções inovadoras de financiamento para alavancar recursos privados para projetos com impacto social e/ou ambiental e contribuir para o cumprimento das metas brasileiras associadas aos ODS (Agenda 2030) e dos compromissos para o enfrentamento dos riscos de mudança climática (Acordo de Paris).

Outras publicações

No site do LAB, você pode conferir outros materiais produzidos pelo fórum, que envolvem sandbox regulatório, instrumentos financeiros sustentáveis, métricas para avaliação socioambiental e relatório sobre emissores e investidores sobre títulos verdes no Brasil. Acesse! (link para site externo)

Publicado no Portal da CVM
Fonte: http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2020/20200124-1.html
Acesso em 28/01/2020